quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sobre o filme "Batismo de Sangue" e o período da ditadura militar

 
 
        O filme "Batismo de Sangue" mostra um breve trecho do período da ditadura militar no Brasil, que perdurou por 21 anos, de 1964 a 1985, com enfoque no período de 1968 a 1973, os anos de chumbo. Em 1967, o então presidente Costa e Silva promulgou o Ato Institucional 5, que cassava todos os mandatos de deputados, senadores, vereadores, governadores e prefeitos, fechou o congresso nacional, extinguiu as eleiçoes, proibiu os movimentos comunistas e promoveu a liberdade vigiada, ou seja, as formas de expressão eram controladas pelo governo militar, sendo que a verdadeira liberdade de expressão estava proibida. A história trata de 3 amigos seminaristas que decidem entrar para a luta armada contra a ditadura ao lado de Carlos Marighella, lider do grupo Ação Libertadora Nacional. No filme, é mostrada a tortura que os presos políticos sofriam para darem informaçoes aos representantes do então governo. Tais informaçoes conseguidas através desse método nada ortodoxo foram imprescindíveis para a execução de Marighella.

         Em nossa busca e observação ao filme, encontramos relatos do governo que tratavam Marighella e seu grupo como terroristas que ameaçavam a população brasileira, o que hoje provadamente vê-se que é uma mentira. Os únicos que corriam risco era o próprio governo militar e seus representantes.
         Essa ditadura ocorreu devido ao contexto da Guerra Fria. Os EUA, preocupados com o avanço do socialismo pelo mundo, financiou regimes totalitários de direita na América Central e do Sul e no Oriente Médio. Tais políticas prejudicaram não apenas a vida dos partidários do socialismo e do comunismo, mas também da população em geral.
         Não por acaso, o período conhecido como "milagre econômico" brasileiro ocorreu no auge da ditadura, quando o total controle das políticas econômicas (que não permitiam opinioes) estava com o governo, de acordo com a política de proteção do capitalismo, protegida pelos EUA.

2 comentários:

  1. Muito bom esse filme uma grande realidade q aconteceu .e vendo esse filme podemos nos basia em nosso futuro daqui pra frente. Com leis que podera vim.

    ResponderExcluir