segunda-feira, 10 de setembro de 2012

                                  Ditadura



O Regime militar  foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.
A Ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Os militares na época justificaram o golpe, sob a alegação de que havia uma ameaça comunista no país.
 A liberdade de expressão e de organização era quase inexistente. Partidos políticos, sindicatos, agremiações estudantis e outras organizações representativas da sociedade foram suprimidas ou sofreram interferência do governo. Os meios de comunicação e as manifestações artísticas foram reprimidos pela censura. A década de 1960 iniciou também, um período de grandes transformações na economia do Brasil,  de modernização da indústria e dos serviços, de concentração de renda, de abertura ao capital estrangeiro e do endividamento externo.
No filme batismo de sangue,mostra como os jovens eram oprimidos e como eles faziam para tentar fugir dessa opressão,aonde se reuniam para tentar alguma revolução,muitos sofreram demasiadamente,sendo torturados de varias formas,por irem contra o governo,uma parte dos jovens,depois algum tempo se mataram pelo fato de não aguentarem mais essa verdadeira prisão que o Brasil estava se tornando e por não aguentarem mais as torturas que eles sofriam.A ditadura militar foi um momento marcante para o mundo todo,e que até hoje é lembrada com muita tristeza. 



Maria Paula nº 26

Nenhum comentário:

Postar um comentário