Em 1964, os militares chegarão ao poder do país por um golpe de estado, com a derrubada de um presidente eleito democraticamente e a instauração de um regime alinhado a politica norte-americana, o qual se valerá de atitudes brutais de repressão para atingir os seus objetivos, exercendo um verdadeiro terrorismo de estado.
O bipolarismo que se instala no mundo no início da guerra
fria terá uma série de reflexos, como no próprio caso do Brasil. A Ditatura
Militar terá por principal ideologia a necessidade da “proteção” do país diante
da “ameaça comunista” que crescia no mundo, e assim se justificarão também os
duros processos de repressão política, civil e sobre as liberdades individuais
de muitos cidadãos.
No filme temos a representação de jovens pertencentes à
igreja, que dentro de si própria possuía ambiguidades, com setores de esquerda
e setores de direita. No caso, há um retrato de jovens estudantes e padres
dominicanos que se aliam a movimentos de contestação ao regime militar,
apoiadores da chamada “teologia de libertação”.
Nesta forma de pensar, a qual pode ser entendida como uma
formulação da teologia tradicional europeia no contexto latino-americano, e que
partiu da realidade de indivíduos que viviam (e ainda vivem) sob condições
miseráveis e de marginalização, além dos próprios ensinamentos Bíblicos.
Como exibido no filme, um dos papeis exercidos pelo grupo
que envolvia Frei Betto e Tito, era o de colaborar com organizações
clandestinas que combatiam o regime militar. Tal colaboração residia na
disponibilização de transporte e segurança para perseguidos, bem como o auxilio
na comunicação entre os integrantes.
Em resposta a esses papeis, portanto, que se apresentam a
maior arma do governo do período: a violência. Pela atitude que é denominada “terrorismo
de estado”, algumas das cenas mais marcantes representam as torturas
psicológicas e físicas as quais os “inimigos do regime” eram submetidos,
representando não só os variados métodos existentes, (como o pau de arara, o
espancamento e o uso do choque elétrico) mas o efeito que elas têm na
instauração do medo na sociedade – fato que marcará para sempre uma geração que
tinha em comum a determinação na busca pela justiça.
Foto do julgamento real dos padres dominicanos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário