terça-feira, 18 de setembro de 2012

As facetas da sociedade

Uma breve análise da classe média atual


Baseando-se na teoria posta por Marilena Chauí, a sociedade está hoje dividida em três camada principais: a classe dominante que detêm os meios de produção e o poder econômico e político; a classe subjugada que tem em suas mãos a força de trabalho e o poder social quando organizada em sindicatos, no sentido de lutar por participação e pelos seus direitos de forma efetiva; e por fim, entre essas duas temos uma sufocada classe media que apresenta poder ideológico e a qual iremos avaliar com mais rigor.

Vivemos hoje um fenômeno social em que ocorreu uma cristalização de ideais, em que a classe media é reacionária, conservadora e autoritária. Nessas condições, suas visões são o tripé de uma sociedade por completo, portanto seus preconceitos são traduzidos em desigualdades já que ocorre uma naturalização desse pensamento. No contexto do Neoliberalismo, observa-se o alargamento do espaço privado em detrimento do público, onde ocorre uma exposição da vida e da intimidade de alguém de forma muito banal. Temos além disso, a massificação do conhecimento que nas mãos dessa classe se torna um bem de consumo. Nela, a ética foi se deteriorando e a visão dos fatos se tornou autofacista. O suporte ideológico dentro dessa sociedade está, sem dúvidas, nas mãos dessa classe mediana.

Esse bloco não é homogêneo, como se pensa, dentro dele temos uma elite intelectual que se põe contra ideias hegemônicas e cria novos ideais, pondo os vigente em questionamento, ainda que essa parte seja minoria, ela é responsável significamente pelas mudanças que ocorrem em uma sociedade quando se diz respeito a valores. Seria essa que se foi repreendida no período da ditadura, já que a classe media como um todo funcionava como sustentáculo ideológico e a minoria em questão punha em risco tal contexto.

Hoje temos uma classe social que se encontra estagnada em todos os sentidos, pode-se até questionar-se se essa classe não seria um alargamento das outras duas, tornando-a meramente fictícia em termos sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário