quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Os Estados Unidos sem a imigração ilegal


Os Estados Unidos são campeões em imigração ilegal, são quase 11 milhões dentro do país atualmente, sendo cerca de 6 milhões são mexicanos. Mais de 15 mil agentes fiscalizam a fronteira, armados com fuzis militares M-16, toda extensão é monitorada por câmeras e iluminada a noite, por toda a região foi instalada sensores embaixo do solo, quando alguém passa, o alarme dispara e os imigrantes são presos. Os perigos, contanto, não desestimulam os candidatos a um emprego nos EUA, onde o salário, mesmo sem documentação, pode superar os US$ 6 por hora contra os US$ 2 no México, eles pagam cerca de 10 mil reais para passar por um deserto, rio, uma longa caminhada, correm risco de serem violentamente mortos, não só pela policia como por fazendeiros da região que não perdoam a entrada ilegal.

Os latinos americanos tentam a sorte, procurando oportunidade de trabalho e melhoria de vida, atraídos pelo a riqueza que se passa na TV, se iludem achando que chegaram no País e suas vidas subiram de patamar, quando chegam no local percebem que a realidade é bem diferente, e acabam se submetendo a serviços mal remunerados e carga horária maior que a permitida.

Porém o que a grande potência não percebeu que eles são dependentes dos latinos, em questão da mão – de – obra barata contratada por muitas empresas, vemos isso no filme “ Um dia sem mexicanos” uma comédia de Sérgio Arau. No filme, em um dia na Califórnia a população latina, um terço da população ativa do estado, simplesmente desaparece, e o estado passa a ser circundado por uma estranha névoa, como em um passe de mágica. Sem os trabalhadores latinos (não somente os mexicanos, como diz o título que já vem com uma piada embutida, pois para os americanos todos os latinos são mexicanos), quase sempre relacionados ao trabalho pesado, como de empregada doméstica e trabalhadores rurais, o estado acaba se tornando uma confusão, mostrando como os trabalhadores são importantes para o lugar e que só sem eles, os californianos percebem isso. O longa garante risadas e te faz ver a entrada ilegal de outra forma, veja o trailer à baixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário