quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Trechos significativos de redações do 1º semestre







Quem pensa em carreira deve pensar também em paixão

- Sem medo do futuro
A escolha profissional é uma das maiores decisões a serem tomadas na vida de uma pessoa. Com efeito, deve-se levar em conta não só as vantagens e desvantagens da área escolhida, mas também as conquistas que poderão ser alcançadas a partir dela. O medo e a indecisão tomam conta desse grande dilema e muitas vezes, esquece~se de optar pelos próprios gostos, sonhos e paixões. 


Participação política: indispensável ou superada?
- Perda de valores
A política é a ciência primordial que interfere nas relações sociais. Quando um indivíduo opta por ser apolítico e acaba não participando de assuntos concernentes ao Estado, ele se mostra ignorante, já que abre mão de seus direitos e deixa de exercer a cidadania. Além disso, vale ressaltar que a importância desse engajamento não se restringe ao âmbito público, mas amplia-se também ao privado, pois saber usufruir da política é ter a capacidade de agir de forma a alcançar os próprios objetivos. 

O uso da tecnologia na educação
- Informação seletiva
O uso de ferramentas virtuais no processo educacional otimiza a formação estudantil gracas à grande quantidade de dados que podem ser trocados em escala mundial. É importante ressaltar, no entanto, que nem todas as informações presentes no mundo digital são úteis para o ensino. Sendo assim, o papel do professor seria selecionar tais ferramentas e transformá-las em conhecimento.

Paz: uma conquista impossível?

- Em busca da paz inalcançável
Segundo Benjamin Franklin, " Nunca houve uma guerra boa nem uma paz ruim. "  No entanto, em pleno século XXI, a paz total e mundial não passa de um ideal ainda não alcançado. Enquanto dispendiosos investimentos na indústria bélica são feitos, setores sociais carecem com a falta dos mesmos. Cada vez mais, nações entram em conflito por motivos ilógicos e o verdadeiro significado de civilização é posto em xeque.
 
 


Claudia Lino nº 11


A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?
- Educação, a base do futuro
Assim, ao investir pesado na educação, estaríamos visando não só ela com um todo, mas também consequentemente os principais fatores para mudar as regras desse jogo, onde no momento ninguém é vitorioso. 

O uso da tecnologia na educação
- Informatizando a aprendizagem
Segundo dados da UNESCO, e da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, a utilização de aparelhos tecnológicos em sala de aula favorece a educação de seus alunos, tornando mais versátil a aprendizagem das futuras gerações de crianças, uma vez que as novas gerações possuem maior facilidade para manipular as novas tecnologias.

A felicidade, entre o ter e o ser
- A felicidade na simplicidade das coisas
Pesquisas mostram que a felicidade é inversamente proporcional à quantidade de bens materiais, então ela prevalece nas simplicidades das coisas. Mostrou também que em uma família da classe media alta onde a simplicidade não se encontra presente, a felicidade torna-se algo raro para a convivência diária.


feliz felicidade
Felipe Abdul-Hak nº 13



Participação política: Indispensável ou superada?
- Política, o arbitro do jogo da vida
Infelizmente nosso país está repleto de alienados políticos, que se acham superiores e estar certo por deixar de lado aquilo que dita suas vidas, a política.

Gabriel Sá de Mello nº 18


As diferentes concepções de tempo
- A vida é agora
O passado e o futuro são importantes para as pessoas. Relembrar e projetar nos deixam felizes, entretanto, a felicidade completa é conquistada a cada dia. 


A felicidade, entre o ter e o ser
- O equilíbrio entre o ter e o ser
Em síntese, a riqueza não é o principal nem o único meio de chegar à felicidade completa. O amor, as amizades, os sonhos e a família, constituem a maior parte da felicidade mundial.

Gustavo Sales nº 22



O trabalho infantil na realidade brasileira
- Trabalho infantil, uma vergonha no Brasil
A dignidade de várias crianças e adolescente está sendo arrancada, roubada diante do não reconhecimento de seus direitos humanos. Mas tais direitos não são reconhecidos por culpa do poder público que não atuam de forma efetiva e prioritária.

A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?
- Violência, um caso grave no Brasil
A violência é um dos assuntos que estão em destaque na mídia e diversos fatores colaboram para aumentar esse mal. Uma urbanização acelerada, por exemplo, que traz m grande fluxo de pessoas para as áreas urbanas e assim contribui para um crescimento desordenado e desorganizado das cidades.


O uso da tecnologia na educação
- Tecnologia lado a lado com a Educação
A informática educativa privilegia a utilização do computador como ferramenta pedagógica que auxilia no processo de construção do conhecimento, o computador é um meio e não um fim, transformando-se assim em um recurso para o aproveitamento do aluno.


A felicidade, entre o ter e o ser
- Entre o “ter” e o “ser”
A felicidade é um estado durável de satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que abrange o sofrimento que vai desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. Para alguns, para ser feliz é preciso ter bens materiais e para outros é simplesmente a busca do bem-estar individual na autenticidade do ser.

Rafael de Mello Ferreira nº 31


Quem pensa em carreira deve pensar também em paixão
- A escalada para o sucesso
Na procura de uma carreira é importantes salientar os talentos, habilidades e sonhos. Deve-se tratar a vocação como prioridade em relação à remuneração, visto que uma é consequência da outra, e ter a consciência de que nenhuma escolha feita é definitiva. 
[...]
Em suma, o medo de estar diante de uma escolha para toda a vida já caiu em desuso, pois o importante é fazer aquilo que se gosta, mesmo tendo que fracassar para descobri-la. Este é o caminho mais rápido para o sucesso.



O trabalho infantil na realidade brasileira
- Brinquedos por ferramentas

[...] A falta da infância pode traumatizar a criança, transformando-a em um ser humano revoltado, sem compaixão, pessimista e amargo. A principal causa dessas características é a realidade que é apresentada e incorporada pelo jovem precocemente, podendo torna-lo um delinquente, já que foi exposto ao mundo do homem sem ao menos ter vivido o da criança. [...]

Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
- Computador: instrumento complementar na educação

[...] A presença de computadores em sala de aula jamais poderá substituir a função do professor. Mesmo porque, é ele quem vai dinamizar todo esse processo de ensino-aprendizagem por intermédio dessa ferramenta, explorando-a ao máximo com criatividade e aumentando o envolvimento e interesse do aluno nas aulas. Além disso, a presença do professor é fundamental para o estabelecimento de uma sequência lógica entre os fatos aprendidos, sendo esse profissional indispensável. [...]

Tempo
- Entre o ontem e o amanhã

[...] O futuro é um tempo incerto e perigoso, diferente do passado que é seguro e confiável. Um passo na direção errada pode mudar o rumo de toda uma vida. Planos e desejos alimentam o amanhã, e este simboliza a esperança e a expectativa da realização de todo o planejado. Mas e se o amanha for tarde demais? É para essa pergunta que há o presente.
 “O presente é o fio de uma espada, o passado e o futuro um sonho entre um nada e outro nada”, como disse Ramón de Campoamor, poeta espanhol. Este tempo não depende das lembranças passadas ou dos planos ainda não vividos, a única necessidade é a do Carpe Diem, ou seja, aproveitar a vida intensamente, o que traz mais recordações do passado e maior alegria para o futuro. [...]

Tatiana Faia nº 36





 

Trabalho infantil: 

As crianças devem frequentar a escola, ter seu tempo livre para lazer, estudos e tudo que for necessário para o seu desenvolvimento. Quaisquer interferências na infância certamente irão levar a uma construção de caráter e visão de mundo em que a única forma de educar alguém é colocando-a em contato com o mundo adulto o quanto antes. 

Paz: uma conquista impossível?

O homem tem a necessidade, o desejo de provar sua superioridade por meio de uma busca incessante pelo poder. O problema é que para se chegar a algum lugar, na maioria das vezes obstáculos precisam ser superados, e um dos artifícios mais visíveis são as batalhas. 


Participação política: indispensável ou superada?

Para que o homem possa exercer seus direitos ele precisa saber com quem e com o que está lidando, sempre de forma coerente, evitando sua dominação por parte de alguém que se caracteriza como dominante, o que realmente não existe, porque, numa democracia o que rege a sociedade são os interesses são os interesses e desejos da população. A função do governo seria apenas de executar ordens. Talvez por esse motivo seja possível explicar a realidade de alguns países. 

Felicidade entre o ter e o ser: 

A constante busca do ser humano pelo sucesso pode ser aliada à busca pela felicidade e ao mesmo tempo inserida em diversos momentos da vida de cada pessoa, como por exemplo: o sonho de um vestibulando em ingressar na faculdade, a busca pelo emprego, o desejo de conquistar a pessoa amada, esta busca fica clara na frase do filósofo holandês Spinoza: “nosso desejo de ser feliz é baseado na falta”, afinal, o ser humano nunca será perfeito, e diante desta realidade viverá numa constante busca pelo crescimento dentro de um campo pessoal e dentro do meio em que ele se relaciona.

 Vitor Santos nº 39

Nenhum comentário:

Postar um comentário