terça-feira, 21 de agosto de 2012

Trechos de redações

Nossa professora de Redação, Gisele Martinez, pediu para que postássemos alguns trechos significativos de redações feitas por nós ao longo desse primeiro semestre. Foram, ao todo, 8 dissertações, cada uma sobre um tema diferente, escritas por cada um de nós e avaliadas.


Tema: A amizade
Título: “Amizade e felicidade”


  "[...] Como citou Clarice Lispector: “Um amigo me chamou pra cuidar da dor dele, guardei a minha no bolso. E fui...”. E é sobre isso que a amizade se trata; estar perto da pessoa amiga com a maior frequência possível, para compartilhar felicidade e sofrimento, e colocar o próximo em primeiro plano.
  Alguns indivíduos não dão devido valor a ter companhias assim em suas vidas, no entanto, é muito necessário, pois transforma as pessoas completamente em melhores seres. Dando mais valor à sua existência e fazendo com que não desistam das fases da vida. [...]"


– Ana Luiza Incerpi, nº 04


Tema: A felicidade, entre o ser e o ter.
Título: "Além do ser"

          “[...] A influência da mídia na busca pelo “status” padrão que visa a aparência e não a essência, a beleza e não o caráter, faz com que a pessoas julguem umas as outras. Nos dias atuais ocorrem muitos desentendimentos provenientes de pré-julgamentos e falta de tolerância e até em alguns casos, amigos deixam de expressar seus sentimentos e preocupações com medo de serem rotulados como fora do normal. [...]"



– Danilo Mariosa, nº 12


Tema: Paz: uma conquista impossível?
Título: "A conquista da paz"


          "Conflitos e guerras sempre estiveram presentes ao longo da história mundial. Aparentemente, é utópica a ideia de que seja possível existir uma sociedade que passe por cima de suas diferenças e consiga viver tranquilamente. Porém, tal realidade pode sim modificar caso o pensamento do humanista holandês Erasmo de Roterdam seja levado em conta: "Se colocares numa parte da balança as vantagens e na outra as desvantagens, perceberás que uma paz injusta é muito melhor do que uma guerra justa."

– Fernanda Vila Verde, nº 15



Tema: Vocação ou remuneração?
Título: "A difícil decisão" 


          "A escolha da profissão é sempre um tema que gera muitas dúvidas e incertezas, ainda mais entre jovens que têm que decidir seu futuro tão cedo. É necessário, acima de tudo, ter paixão pelo caminho que irá seguir, pois de acordo com a revista Veja, ''Aquele que faz o que gosta se frusta menos e tem mais chance de alcançar o sucesso. [...] 

          Portanto, seja qual for o caminho, é necessário empenho, dedicação, força de vontade e além de tudo isso, paixão. O restante, como dinheiro e sucesso profissional, será apenas uma consequência natural desse processo."
– Fernanda Guedes, nº 16



Tema: Paz: uma conquista impossível?
Título: "A contradição do sangue pela paz"


          ""Façamos guerra para poder viver em paz." Pensamento do filósofo grego Aristóteles, que constata a contradição do método de grande parte da população mundial para alcançar a paz: provocar opressão; O que gera um ciclo sem fim: Quanto mais violência se tem, maior é o número de pessoas procurando a tranquilidade, o que causa mais conflito para consegui-la e assim em diante. Este fato faz com que fique cada vez mais difícil chegar a serenidade total entre os indivíduos. [...]"

– Raíza Benedecti, nº 33 

Nenhum comentário:

Postar um comentário