quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Política e Democracia

        A consciência do homem em buscar a cidadania, os direitos sociais, políticos e civis se deu no momento e que o poder político pertencia apenas a uma pessoa ou classe dominante. A partir deste momentos, viu-se necessária a participação do povo na ciência política, cuja principal finalidade era "o bem do homem" astuciosamente afirmado pelo filósofo Aristóteles. Contudo, hoje, infelizmente, com o consumismo exacerbado as pessoas acabaram se acomodando e tornaram-se prisioneiras do mercado financeiro. Essa postura apolítica, todavia pode acarretar conquências ruins para a sociedade e prejudicar a manutenção da democracia.
      Todos os interesses públicos e, às vezes, pessoais esbarram na política, devido à existencia de leis que organizam a comunidade. Ou seja, ela é a base do sistema capitalista que rege a vida dos indivíduos. Visto isso não é irrelevante nem simples deixá-la de lado ou fazer-se de idiota, como conceituou M.S.Cortella e R.J.Ribeiro por meio da origem da palavra: "Aquele que vive fechado dentro de sei e só se interessa pela vida no âmbito pessoal". É, pois, indispensável os cidadãos terem consciência da importância dessa ciência desde para solucionar problemas até a eleição dos seus representantes.


Vida e Cidadania - Trabalho infantil

         O trabalho infantil hoje é um reflexo ruim do passado, quando crianças pobres eram submetidas a longas jornadas a fim de ajudar a sustentar suas grandes famílias. Infelizmente, ainda não é possível barras ou diminuir drasticamente o número de jovens dentro desse problema, ferindo seus direitos e deveres típicos dessa faixa etária.
         É indispensável frequentar um colégio principalmente na infância quando as pessoas obtêm conhecimento diversificado e podem descobrir seus dons e capacidades que no futuro farão delas cidadãs conscientes. Além disso, o ambiente escolar proporciona às crianças aspectos muito importantes, como: a interação entre indivíduos diferentes uns dos outros, o acesso à livros e atividades de recreação voltadas à aprendizagem e o contato com educadores profissionais.
        [...]
        Em suma, é necessário haver vigilância e punição a quem permite o trabalho infantil. Além do aumento de investimento do governo em educação, construindo boas escolas públicas, e da fragilização da sociedade humana reivindicando direitos à vida dos jovens e construção da cidadania individual.

                                                       Trechos de redação da aluna Giovanna Junqueira - Movedoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário