O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou, neste domingo (4), dados iniciais com o número de abstenções durante os dois dias de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país. Em Pernambuco, a abstenção foi de 27%.
Os candidatos responderam, neste segundo dia de provas, questões de Linguagens e Códigos e de Matemática e suas tecnologias. Além disso, a redação também foi aplicada com o tema o "Movimento imigratório para o Brasil no século XXI".
De acordo com o Inep, Pernambuco teve 283.719 inscritos, mas 82.725 faltaram ao Enem, o que representa um percentual de 27% de abstenção. Compareceram às provas 200.994 candidatos, o que significa 73% de estudantes presentes nos locais do Exame.
Em dados gerais, o Enem 2012 registrou em todo o país a abstenção média de 27,9 %; em 2011 esse número foi de 26,4%. Os estados com maior índice de alunos ausentes, nos dois dias, foram Roraima (33,57%), Bahia (32,90%) e Amazonas (32,82%). Já os estados do Piauí (21,60%), Santa Catarina (21,41%) e Alagoas (22,65%) tiveram menor índice.
O Inep ainda divulgou que o Exame teve número recorde de inscritos: 5.791.290.
Mulher grávida:
Pâmela de Oliveira Lescano, de 17 anos, que deu à luz minutos antes do início das provas do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (4). A jovem, que cursa o 3º ano do ensino médio em uma escola pública rural de Sidrolândia, a 70 km de Campo Grande, diz que ficou surpresa, pois não sabia que estava grávida.
Troca de mensagens:
Uma estudante foi desclassificada do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) em Sorocaba (SP) por trocar mensagens de celular com a mãe durante a prova. A responsável, Maria Lúcia Diniz Abdalla, foi até o local do exame e alertou a direção sobre o ocorrido.
Na troca de mensagens, que durou mais de uma hora, a candidata tenta tirar dúvidas de matemática e sobre o tema da redação. Ela passa o endereço da internet citado em uma das questões de português, pergunta o significado de mediana em matemática e cita trechos do tema da redação.
De acordo com informações do portal G1, a mãe negou que ajudaria a filha a responder as questões. “De maneira alguma, até porque, como eu sei que ela é treineira, não ia fazer diferença se eu ajudasse ou não. Em momento algum eu quis prejudicar minha filha ou qualquer pessoa. Mas eu não acho certo isso que aconteceu. Eu não sei quantas pessoas estavam com o celular ligado e mandando mensagens” afirmou Maria Lúcia.
A candidata eliminada não quis gravar entrevista. A irmã dela, que também fazia a prova, teve o celular verificado pelos ficais, mas continuou a fazer o exame já que não havia mensagens. Para a mãe das estudantes, houve falhas por parte dos fiscais, que permitiram a quebra de regras durante as provas. “Se é uma outra pessoa que dá a resposta, a pessoa vai bem no Enem. E aquela que não tem essa possibilidade de mandar mensagem é desfavorecida. Então eu não acho um meio lícito”, disse Maria Lúcia.
Fontes:http://noticias.terra.com.br/educacao/enem/noticias/0,,OI6277741-EI8398,00-Enem+mae+denuncia+troca+de+mensagens+com+filha+durante+provas.html
http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/gestante-da-a-luz-dentro-do-banheiro-de-escola-durante-prova-do-enem
http://www.blog.naynneto.com.br/2012/11/pernambuco-registra-27-de-abstencao-no.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário