quinta-feira, 8 de novembro de 2012


Julgando o ritmo

 

Tudo na música é inconstante, está sempre mudando e para melhor. Até os festivais mudam. Como exemplo, há o Rock in Rio, que, antes, era um evento apenas de rock, mas para bem de todos que o frequentam, ele mudou. Agora podemos curtir músicas pop, axé, rap, mpb e até música eletrônica.

Um fato que ocorreu no VMB 2012, que podemos dizer que chegou a ponto do ridículo, foram as vaias quando a Banda Restart ganhou o prêmio de hit do ano com o single “Garota Estranha”. Se as pessoas acham que Restart não é rock de verdade, não consideram a banda como hit do ano, isso não é motivo para as vaias, pois se eles ganharam é por que fizeram por merecer. Isso significa que há muitos fãs votando neles e torcendo para que a banda dê certo.

No Facebook, há varias pessoas compartilhando imagens, dizendo que Cone Crew Diretoria não é rap. Mas se não é rap, é o que então? Chegam até a comparar, dizendo que Cone Crew está para o rap, assim como Restart está para o rock. Esse pensamento é completamente defasado e só dá a entender que a pessoa não entende nada sobre música.

Os estilos musicais deixaram há muito tempo de ser aquela coisa fechada em que somente alguns se destacam. As pessoas deveriam abrir mais a mente, deixar o preconceito e o medo do novo de lado e entender que não é só determinadas bandas que fazem tal ritmo.

Então se é para julgar, julguemos da maneira correta, analisando o ritmo e os instrumentos utilizados. Por exemplo, no rock não é só Led Zeppelin, U2 ou Capital Inicial que o fazem, pois se compararmos o modo como são feitas as músicas, observando os instrumentos utilizados para fazê-las (guitarra, baixo e a bateria), podemos incluir também o Restart nessa história, pois seu ritmo é feito pelos mesmos instrumentos que as bandas citadas. Outro exemplo também é o rap, pois não é só Racionais Mc’s, Emicida e Criollo que o fazem. Ao analisarmos suas músicas, todas utilizam o beatbox para serem feitas, ou seja, Cone Crew Diretoria, que também é muito julgada pelas suas batidas, está nessa categoria.

As pessoas, ao invés de ficarem criticando as músicas de determinadas bandas, devem aprender a respeitar. Mas o importante é não se deixar levar pelo que os outros pensam e ter sempre sua opinião formada, pois, como já foi dito, a música é inconstante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário