Foi nessa quarta, dia 7 de novembro, que o mundo parou à espera do resultado das eleições americanas. O primeiro presidente negro a ser eleito nos Estados Unidos, disputava sua reeleição com Mitt Romney, republicano.
Se em 2008, mobilizou a América de forma nunca vista, esse ano teve que suar a camisa para conseguir os 270 de 538 votos necessários para se candidatar. Nas pesquisas ficava empatado ou em com alguns pontos de diferença do candidato republicano, mas foi na reta final que o 44° presidente americano deslanchou nas pesquisas e reconquistou os votos incertos, com suas nobres atitudes de solidariedade aos atingidos pelo terremoto, Sandy, que passou pela costa leste do país semana passada.
Esse ano o democrata usou o lema, “change and hope” (mudança e esperança) e nos seus discursos pedia aos seus eleitores que lembrasse de seus feitos nesses 4 anos, e lhe dessem mais tempo para concretizar o projeto de mudança da situação atual do país. Eleito com 50% dos votos, tem que cumprir as promessas e enfrentar do desafio fazer com que seus projetos sejam aceitos pelos republicanos, que atualmente são maioria na Câmara dos Deputados, mesmo assim conseguiu a aprovação um pacote de estímulo a economia, colocar em prática seu programa de reforma à saúde “obamacare” e resolver o desafio de estimular a economia e combater o desemprego que apesar dos avanços continua alto, 7,9%, com 12,3 milhões de pessoas entre 18 e 65 anos procurando trabalho. Agora Obama terá que fazer jus, a segunda chance dada, para levantar a maior potência do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário